Governo e prefeitura estão transformando a entrada de São Luís com obras de paisagismo, urbanização e mobilidade urbana

A entrada de São Luís, primeira impressão para quem visita a cidade, está sendo revitalizada. Como parte de um pacote de obras do Governo do Estado, a revitalização vai transformar a área que compreende a rotatória do Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, no Tirirical, com ações de paisagismo, urbanização e de mobilidade urbana. As obras estão em ritmo acelerado e serão entregues à população ainda na segunda quinzena de dezembro.

“Essa intervenção tem por objetivo transformar este espaço em mais um cartão postal de São Luís e garantir o melhor fluxo do trânsito para quem vive na cidade e para os que nos visitam”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

O projeto de recuperação do trecho na altura do aeroporto prevê mudança na geometria da rotatória, como explica o secretário Clayton Noleto. As faixas de rolamento da área serão ampliadas para facilitar o fluxo do trânsito de entrada e saída da cidade. Parte do pavimento é feito em concreto armado.

Cleyton Noleto faz vistoria em obra da rotatória do Aeroporto foto Marco Franco (3) Cleyton Noleto faz vistoria em obra da rotatória do Aeroporto foto Marco Franco (4)

Os canteiros centrais serão fechados e uma terceira faixa de rolamento será construída. Com nova faixa, a rotatória que liga a Avenida dos Franceses com a Guajajaras será extinta. Com isso, os motoristas terão que seguir até a rotatória do aeroporto, aonde farão a conversão à esquerda, em direção à Avenida Guajajaras. “Essa reorganização vai garantir a fluidez do tráfego naquele trecho”, garante Clayton Noleto.

O projeto contempla ainda a drenagem e reurbanização da área, assim como sinalização horizontal, vertical e semafórica para a devida orientação de motoristas e pedestres.

A modificação geométrica da rotatória do aeroporto vai minimizar o congestionamento enfrentado diariamente no local. O projeto inclui todo o paisagismo da rotatória, que vai ser arborizada com a finalidade de valorizar o espaço como um verdadeiro cartão postal da cidade, segundo pontuou o secretário Clayton Noleto.

Está no cronograma a revitalização de mil metros de área no retorno do aeroporto, que vai receber concreto armado, sendo que 70% dos serviços já foram finalizados.

Parceria

Os serviços estão na etapa de colocação do concreto, e foram vistoriados pelo Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, e pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, na manhã desta terça, 1º de dezembro.

“As obras visitadas hoje [01] representam o grande volume de intervenções que estão sendo executadas em nossa cidade, em parceria com o governo Flávio Dino. São serviços que vão proporcionar melhorias na mobilidade urbana, como a intervenção na rotatória do aeroporto e a construção da Avenida Interbairro Parque Sabiá/Forquilha. No caso das Interbairros, vamos retirar algumas regiões do isolamento, estimular o desenvolvimento do comércio local e promover a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Edivaldo.

A revitalização da entrada da cidade é fruto de ação conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões. As intervenções no trânsito da capital, a exemplo da reorganização na rotatória do aeroporto, se somam às ações dos programas Mais Asfalto e também do Projeto Interbairros.

Fonte: Secom Texto: Sandra Viana – 01/10/2015