Governo do Estado e Prefeitura de São Luís firmam parceira para inclusão de serviços no Viva Cidadão

Com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento social da população maranhense, no que diz respeito ao acesso aos serviços públicos, O Governo do Estado, por meio do Viva Cidadão e a Prefeitura Municipal de São Luís, discutiram ações conjuntas. O encontro foi realizado na sede da Prefeitura onde estiveram presentes a diretora geral do Viva Cidadão, Mari-Silva Maia; a assessora de planejamento, Édila Bandeira; e o secretário municipal de Governo, Lula Filho.

“Para nós a parceria entre o poder público estadual e municipal é essencial para que a população tenha cada vez mais acesso aos serviços públicos com conforto, segurança e agilidade. Estamos buscando efetivar e fortalecer esta cooperação em São Luís, bem como em outros municípios maranhenses”, afirmou Mari-Silva Maia, diretora geral do Viva Cidadão.

Dentre as possibilidades tratadas na reunião, foi articulada a ampliação da oferta de serviços municipais nas Unidades Fixas do Viva Cidadão. Atualmente a Prefeitura de São Luís já oferta na Unidade Luciano Moreira (na Praia Grande) alguns serviços das Secretarias Municipais de Fazenda (Semfaz) e Urbanismo e Habitação (Semurh).

“Nossa proposta é macro e tem muito mais a ver com o modelo que imaginamos de prestação de serviço público”, destaca Lula Filho sobre o fortalecimento dos laços entre as duas esferas do executivo. “O nosso desafio é, ao mesmo tempo, descentralizar a prestação de serviços no sentido de levar geograficamente para outros pontos da cidade, e centralizar o maior número de serviços nesses postos”, acentuou.

Para concretizar o objetivo da parceria ficou firmada a criação de um posto da Subprefeitura do Centro Histórico, do Programa Patrimônio Digital (programa do Município de São Luís que concede Incentivos Fiscais às empresas com sede na Zona de Proteção Histórica), e da Secretaria Municipal de Turismo, para inscrição em cursos oferecidos à população e informações turísticas. Os serviços serão instalados na nova Unidade do Viva Cidadão que funcionará no prédio do antigo Casino Maranhense,  na Avenida Beira-Mar.

Outro fruto da parceria a beneficiar os usuários, é a sinalização de trânsito que será feita pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), na região do entorno da nova unidade. A SMTT fará, ainda, em janeiro, uma visita técnica no local. Na reunião os gestores discutiram a assinatura de termo de cooperação técnica para oficializar a participação do Viva Cidadão nas próximas edições do Programa “Todos Por São Luís”.

GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Fonte: Viva Cidadão     Texto: Gibran Santos
29/01/2016