Governo do Estado inaugura pontos de acesso WiFi Grátis

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugura nesta quarta-feira (9), às 9h, o primeiro ponto de Wifi Grátis da Cidade Operária, em São Luís. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e a empresa Telecomunicações Nordeste Ltda (TVN).

O Wifi Grátis é uma ação do ‘Programa Cidadania Digital’, que faz parte do plano de metas do governo Flávio Dino, e visa democratizar o acesso à Internet em todo o estado. Inicialmente, dois pontos serão inaugurados, Cidade Operária, nesta quarta (9), e Anjo da Guarda, no próximo sábado (12).

A escolha das duas localidades, de acordo com o titular da pasta, Bira do Pindaré, se deu com vistas a atender a população de dois dos mais populosos bairros de São Luís. Dentro de cada bairro, feiras, praças e parques foram priorizados também pela questão de circulação e maior movimentação de pessoas.

Além dos pontos de WiFi Grátis, o ‘Cidadania Digital’ prevê a implantação de uma infraestrutura de rede baseada em fibras óticas, cobrindo uma parte substancial do estado. Serão criados ‘Pontos do Saber’ em diversos municípios, privilegiando comunidades quilombolas, assentamentos rurais e aldeias indígenas. Cada ‘Ponto do Saber’ será um tele centro conceituado, permitindo ao público o acesso a serviços online, educação e atividades multidisciplinares.

Segundo o secretário essas são ações conjuntas e tem o objetivo de aumentar a inclusão digital no estado. “O nosso foco é mudar o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) que apontou o Maranhão como um dos estados brasileiros que possui os maiores índices de exclusão à Internet. Partimos do entendimento de que é impossível falar em desenvolvimento sem democratizar o acesso das pessoas ao conhecimento e informação”, concluiu Bira do Pindaré.

GOVERNO DO MARANHÃO
SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E ASSUNTOS POLÍTICOS
Fonte: Secti Texto: Selma Ramos e Sáride Maíta
08/03/2016