São Luís já recebeu 77 km de nova pavimentação com o ‘Mais Asfalto’

Criado pelo governador Flávio Dino para melhorar a pavimentação urbana nos municípios, o programa ‘Mais Asfalto’ já foi lançado em todas as regiões do Maranhão por meio de parceria entre as Prefeituras e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). Em São Luís, quase 80 quilômetros de nova pavimentação já foram colocados em sete bairros, melhorando a circulação de pedestres e veículos e proporcionando agilidade e segurança ao tráfego em ruas e avenidas de grande circulação.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, ressalta que a parceria com a Prefeitura de São Luís é muito importante para proporcionar todos esses benefícios. “Quando se tem o compromisso e a seriedade dos gestores, mesmo em tempos de crise, é possível prestar um bom serviço à população. É isso que estamos conseguindo com o Mais Asfalto, e ainda vamos fazer muito mais”, observou.

Já foi executada, em São Luís, a pavimentação em 52% da área prevista no edital. Um dos locais onde o Mais Asfalto está mais avançado é na região do Anjo da Guarda, onde 85% dos serviços já foram concluídos e chegam a bairros como Vila Ariri, Mauro Fecury I e II, Vila Isabel, Vila São Luís e Alto da Esperança.

São 17 quilômetros de ruas recuperadas, com novo asfalto, na região do Anjo da Guarda, na área do Itaqui-Bacanga. Morador e comerciante do bairro, Murilo Sousa afirma que com as obras até o transporte melhorou. “Ficou mais fácil sem os buracos”, disse. O aposentado Jocemar Silva, que mora e trabalha na avenida principal, lembrou que antes as ruas estavam muito ruins de trafegar. “Era buraco demais, agora ficou bom com o asfalto”, contou.

Na área do Itaqui-Bacanga, o Mais Asfalto também chegou à Vila Embratel, onde foram recuperados quase 12 quilômetros de ruas e avenidas como Piancó, Pau Brasil, das Orquídeas e Avenida Principal. Na Vila Luizão, foram 11 ruas e avenidas beneficiadas, com 7,3 km de pavimentação. No Coroadinho, o programa do Governo do Estado beneficiou 2 km em sete vias, complementando o trabalho de reurbanização realizado pela Prefeitura de São Luís no bairro. Já no João de Deus (5,2 km) e São Bernardo (2,5 km) são 24 vias beneficiadas.

Um dos bairros mais populosos de São Luís, a Cidade Operária, estava com diversas ruas em situação precária e recebeu, até agora, 24 km de pavimentação. São avenidas, ruas, travessas, ciclovias e passarelas que, agora, estão em melhores condições para a circulação de veículos e pedestres. “Está muito melhor depois desse serviço, as ruas ficaram até mais seguras”, afirmou o maître José Luís Barbosa.

Outro grande bairro de São Luís que recebeu os serviços do Mais Asfalto foi a Cohab, onde já foram executados 4,8 km de pavimentação. A moradora Ester Garcês, que mora perto de uma escola na Avenida Lauro Leite conta o que mudou. “Aqui estava cheio de buraco e passa muita criança, era perigoso porque os carros desviavam dos buracos e passavam perto dos pedestres, agora está bem melhor para todos”, relatou.