São Luís está mais bela…

Me sinto feliz por fazer parte de importantes conquistas para a área ambiental da nossa cidade. São Luís é uma das primeiras capitais do país a obedecer e ser regida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, fruto do nosso trabalho. Recuperamos o Aterro da Ribeira, implantamos três Ecopontos e lançamos os programas São Luís Cidade Jardim, Hortas Escolares e Florescer, voltados para o cuidado com o verde. Além disso, incentivamos o tratamento de resíduos com o apoio à Cooperativa de Reciclagem de São Luís (CooperSL). Veja como estamos transformando São Luís em uma cidade ainda melhor para todos nós.

Edivaldo Júnior

Recuperação do Aterro da Ribeira
Para implantar uma política de resíduos sólidos eficiente, determinei o fechamento do antigo Aterro da Ribeira. O que era um cenário de degradação, deu lugar a um espaço adequado para o gerenciamento do lixo, atendendo a todas as exigências legais. Mais um marco histórico para a nossa cidade.
Antes
Depois
Ecopontos
Para minimizar os problemas históricos da gestão de resíduos, implantamos Ecopontos em locais estratégicos. Nestes espaços, que servem de apoio à limpeza pública, é possível descartar corretamente aquele lixo que não pode ser separado pela coleta convencional, como restos de construção, podas de árvores e móveis velhos. Ao todo teremos 10 pontos de coleta.
Avenida dos Africanos
Bequimão
Turu
São Luís Cidade Jardim
Desenvolve ações paisagísticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Este programa representa a ação efetiva do pacto por São Luís, em que o poder público e a sociedade civil dão as mãos para tornar a nossa cidade ainda melhor.
Projeto Florescer
Propõe o cultivo de flores em sacadas, portas, janelas e vãos das residências e pontos comerciais do Centro Histórico.
Hortas Escolares
Com a manutenção e cuidado dos próprios estudantes, o projeto incentiva a sustentabilidade e ecologia. Além de promover uma alimentação saudável.
Campanha Mais Limpeza, Mais Saúde
Estamos fortalecendo os serviços de plantio de mudas, coleta de lixo e revisão da iluminação pública nas praças e pontos turísticos de São Luís. Com a ação, já retiramos mais de 100 toneladas de lixo de espaços públicos da nossa capital.
Fiscalização do Descarte Irregular de Lixo
Para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e tornar nossa cidade mais bela e saudável, estou reforçando as equipes de combate ao descarte irregular de lixo. A nossa Guarda Municipal e a Blitz Urbana seguem fiscalizando vários pontos da capital.
Apoio à Cooperativa de Reciclagem
Com a cessão de equipamentos, além de potencializarmos a produção da cooperativa, promovemos também a geração de renda para as famílias associadas e, consequentemente, a melhoria da qualidade do meio ambiente e da saúde pública, trabalhando para reduzir a quantidade de resíduos descartados nas ruas.