Vice-prefeito Júlio Pinheiro solicita ao estado Educação Integral para área Itaqui-Bacanga

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, solicitou ao Governo do Estado a implantação de um Centro de Educação Integral na área Itaqui-Bacanga. O pedido foi entregue, oficialmente, nesta segunda-feira (03), ao secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
“Estamos dando um passo importante para levar a educação em tempo integral à área Itaqui-Bacanga, que tem uma grande demanda de alunos que precisam do ensino médio. Além de ofertar mais vagas e evitar que os alunos procurem escolas em outros bairros, a implantação de um Centro de Educação Integral é a possibilidade de promover educação diferenciada, com mais desenvolvimento social e intelectual para a juventude da área”, ressaltou o vice-prefeito.
O secretário Felipe Camarão disse que a solicitação será atendida e que a educação integral deve ser implantada no Centro de Ensino Vicente Maia, no antigo Cema do Anjo da Guarda, que passou, recentemente, por uma grande reforma.
O ensino em tempo integral no Maranhão sempre fez parte da luta política do vice-prefeito Julio Pinheiro, que é professor e morador da área Itaqui-Bacanga, há mais de 30 anos. O projeto vem sendo desenvolvido, atualmente, pelo Governo do Estado, que já implantou 11 Centros de Educação Integral, beneficiando cinco mil alunos do ensino médio. Em São Luís já funcionam seis escolas nessa modalidade: Almirante Tamandaré (Cohab); Professora Maria Mônica Vale (Vinhais); Dorilene Silva Castro (Coroadinho); Professora Margarida Pires Leal (Alemanha); Joana Batista (Cidade Olímpica), e CAIC Barjonas Lobão (Cidade Operária).
PARCERIA
Além de atender ao pedido de implantação do Centro de Educação Integral na área Itaqui-Bacanga, o secretário reafirmou a parceria do Estado com a Prefeitura de São Luís na educação. Ele informou que irá disponibilizar escolas estaduais para abrigar alunos de escolas municipais que estão em reforma, ressaltando, inclusive, que a Unidade Integrada Estado do Ceará, no bairro Sacavem, já está disponível para receber os alunos da escola Darci Ribeiro, que passa por reformas.
COOPERAÇÃO
Seguindo a parceria, Felipe Camarão informou ainda que está prevista para esta quinta-feira (6), assinatura de termo de cooperação com a Prefeitura de São Luís, que visa a doação de óculos para alunos que têm problemas de visão, uma ação que será executada em parceria com o Hospital da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que fará a avaliação médica dos estudantes. “Vamos executar o projeto nas escolas municipais e nas estaduais, identificando quem tem problemas visuais, com o objetivo de melhorar o rendimento dos alunos em sala de aula”, explicou o secretário.