Maioria da população também acredita que governador deve eleger seu sucessor

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), tem 62% de aprovação popular, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9) pelo instituto Quaest, em parceria com o Grupo Mirante. O levantamento ainda mostra que 53% dos maranhenses acreditam que Brandão merece eleger seu sucessor, consolidando sua força política no estado.
A avaliação positiva da gestão reflete avanços em áreas sociais e econômicas, como a redução da extrema pobreza — mais de 919 mil pessoas saíram dessa condição apenas em 2023 — e a criação do programa Maranhão Livre da Fome. A iniciativa, viabilizada com a aprovação da reforma tributária estadual, prevê repasse de R$ 200 mensais a famílias em situação de vulnerabilidade, além de ações de capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho.
A pesquisa também indica que 54% da população acredita que o Maranhão está no caminho certo. Setores como educação (57%) e assistência social (50%) se destacam entre os mais bem avaliados da atual gestão.
A aprovação do governador se mantém alta em diferentes regiões: 69% no Leste, 64% no Centro-Sul, 62% no Norte, 57% em São Luís e 54% no Oeste. Em declaração após a divulgação dos dados, Brandão afirmou que os números refletem “muito trabalho e os esforços diários de toda uma equipe comprometida com o bem-estar da nossa população”.
No cenário nacional, o levantamento mostra uma divisão na percepção dos maranhenses sobre o governo federal: 36% o consideram positivo, 33% regular e 30% negativo. Apesar do equilíbrio, a pesquisa aponta reconhecimento à integração entre as ações dos governos estadual e federal, sobretudo nas áreas sociais.
O estudo ouviu 1.404 maranhenses com 16 anos ou mais entre os dias 29 de março e 3 de abril de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.