
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforçou neste fim de semana a campanha de vacinação contra Influenza e Covid-19, com foco nos grupos prioritários. A mobilização, realizada no Shopping Rio Anil, em São Luís, segue até este domingo (27), das 14h às 20h, integrando a estratégia estadual “Vacina para Todos” e buscando alcançar 90% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.
A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, ressaltou a importância de atingir rapidamente a meta de vacinação para proteger a população dos quadros mais graves das doenças. Segundo Figueiredo, a vacina é segura, eficaz e pode prevenir de 60% a 70% dos casos graves, conforme dados do Ministério da Saúde.
Para receber as doses, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinação. A campanha contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores das forças de segurança, das Forças Armadas, do transporte coletivo, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
No caso da vacinação contra a Covid-19, também estão incluídos crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas a partir de 60 anos, pessoas com deficiência permanente, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência, além de funcionários dos Correios e cuidadores de idosos, que passaram a integrar o grupo prioritário neste ano.
O Maranhão recebeu mais de 1,1 milhão de doses da vacina contra a gripe para a campanha nacional, que tem como meta vacinar 90% dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacina trivalente utilizada em 2025 protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, sendo considerada segura e eficaz.
A intensificação da vacinação ocorre em meio ao aumento das hospitalizações por Influenza A e Covid-19 no estado, conforme alerta recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que recomenda a adoção de medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados e a etiqueta respiratória para quem apresentar sintomas de doenças respiratórias.
O Governo do Estado também prepara o Dia D de Vacinação, marcado para 10 de maio, com ações em todos os 217 municípios maranhenses, seguindo o calendário do Ministério da Saúde.